sexta-feira, 6 de julho de 2018

A história do Entrevero na 6ª Região Tradicionalista


Hoje trago mais uma obra, oriunda das pesquisas realizadas para os concursos culturais do Movimento Tradicionalista Gaúcho, enaltecendo a cultural local, sendo uma ferramenta de redescobertas e uma maneira de eternizar alguns usos e costumes do Rio Grande do Sul, em forma de livro.



A história do Entrevero na 6ª R.T., também foi produzida pela Bastos Produções e conta um pouco do trabalho que vem sendo feito na região. O livro foi resultado das pesquisas realizadas por Mateus Louzada e Jorge Luis Lima da Silveira Jr, a partir da dificuldade em encontrar documentação e fatos históricos dentro da Região.

Mateus Dias Louzada é natural de Rio Grande, iniciou no tradicionalismo no C.C.N Sentinela do Rio Grande, filho de Roselaine e Alberto, atualmente é o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Mateus foi Guri e Peão Farroupilha do C.C.N. Sentinela do Rio Grande e da 6ª R.T., respectivamente. Pretende se especializar na área de música e continuar trabalhando em prol do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
 “Não temos documentação guardada de todas as coordenadorias, então para ajudar as futuras gerações de peões, guris e piás, criamos o livro através da nossa pesquisa de campo do 30º Entrevero de Peões”, enfatiza Matheus.

Também participou desse trabalho, Jorge da Silveira Jr., que assim como Mateus, iniciou muito cedo sua trajetória tradicionalista. Anteriormente integrou o D.T.G. Estância de São Pedro, onde foi Guri Farroupilha, aos 14 anos. Por problemas estruturais, Jorge passa a fazer parte do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, conquistando o título de Guri Farroupilha, novamente, participando das fases, Regional e Estadual respectivamente.
“Graças ao concurso, eu e meu grande amigo Mateus tivemos a ideia de fazer este livro para perpetuar toda a história dos Peões, Guris e Piás que representaram tão bem nossa 6ª Região Tradicionalista” destacou Jorge.

Foto: Maribel Mendonça

          Os exemplares podem ser adquiridos com os próprios autores, no valor de R$ 10,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário