sábado, 25 de agosto de 2018

Debate e mais aprendizado no dia do Folclore

          No dia 22 aconteceu o 2º Fórum de Folclore e Cultura: fatores de desenvolvimento social, no C.T.G. Prenda Minha, em Bagé. O evento contou com a participação das quatro entidades bageenses - C.T.G. Sentinela da Fronteira, C.T.G. Prenda Minha, C.T.G. Pampa e Minuano e G.A.N. Capo Aberto - e ainda, do C.C.T.G. Lila Alves, de Pinheiro Machado e do C.T.G. Herança Paternal, de Dom Pedrito.
         Durante a noite foram apresentadas representações de lendas conhecidas do povo gaúcho, houve a Palestra sobre o tema central, com Rogério Bastos e em seguida o Fórum, com tradicionalistas locais. No debate, foram colocados em pauta, temas corriqueiros dos tradicionalistas, mas que merecem um pouquinho de reflexão, como por exemplo, a mudança dos valores que precisam ser resgatados, pois em 47, vivia-se em um contexto diferente de hoje.
           O evento foi organizado pelo jovem Eduardo Gusmão e pela Laura Berdet - Primeira Prenda da 18ª R.T., jovens extremamente ativos no Movimento e, ambos, do C.T.G. Prenda Minha.
Foto: Lauren Xavier dos Santos
      
       Inclusive, já vale registrar, que na semana passada, a prenda Laura, recebeu um prêmio de reconhecimento, pela Câmara Municipal de Vereadores de Bagé.

"Muitas vezes questionei em como seria a prenda que eu gostaria de ser, e eu nunca soube descrever… Após viver uma Ciranda Cultural de Prendas Regional, e de conquistar o título de 1ª Prenda da 18ª Região Tradicionalista, posso afirmar que todo o esforço e dedicação que tive, hoje é reconhecido e recompensado. No dia 16 de agosto, tive a honra de representar a juventude tradicionalista recebendo a Medalha de Honra e Mérito - Destaque Jovem. Não fui a única homenageada da noite, pois este evento homenageia todos os jovens que se destacaram em algum momento, e isso se torna ainda mais importante por ver que a nossa cidade também se preocupa com a juventude", destacou Laura.

         E os eventos continuam, no início de setembro já está marcado outro evento, também com foco na juventude, na cidade de Dom Pedrito, mas falarei melhor, a respeito, durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário