quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


Como prometi, nesse mês estarei apresentando alguns dos novos colaboradores da nossa Confraria. 
Hoje apresento-lhes a Renata, conhecida de grande parte dos nossos leitores, que estará contribuindo com o nosso conteúdo. 
Não esqueçam de compartilhar, quando gostarem! 


Diversidade e a pluralidade cultural

por Renata da Silva
@prendars_

        Estou beirando a casa dos 30 anos e aprendi, só agora, sobre diversidade cultural.
Ser tradicionalista desde a tenra idade me levou por um caminho maravilhoso, repleto de experiências e conhecimentos que me fizeram desenvolver como ser humano e descobrir muitas aptidões.
        No entanto, esse mesmo caminho me alienou. E, no Rio Grande, isso não é difícil de acontecer, porque adotar a ideologia do “gaúcho raiz” vai te levar, inevitavelmente, para dentro de um galpão de CTG. E, dentro do CTG, para as regras do MTG.
    Isso é ruim? Não. Pelo menos para mim nunca foi. Devo minha maturidade pessoal e vida profissional atual às oportunidades que o Movimento Tradicionalista Gaúcho me proporcionou.
      Além de ter sido prenda de faixa desde a categoria simpatia na entidade, fui também 1ª Prenda da 30ª RT nas três categorias, e ainda 1ª Prenda do Rio Grande do Sul nas categorias mirim e adulta. 
      Hoje, sou Coordenadora de Cultura do município de Campo Bom. E essa função está diretamente ligada ao trabalho executado no parágrafo acima.
      Mas assim como o mundo mudou, eu mudei e o tradicionalismo também tem mudado. E hoje, mais do que nunca, é preciso entender a diversidade e a pluralidade cultural do nosso povo. Essa compreensão, ou talvez a simples busca por ela, garantirão que os Centros de Tradições Gaúchas e os seus frequentadores cumpram com as ambições sociais e cívicas que o movimento sempre carregou, para não dizer as culturais.
       Por isso hoje me coloco a disposição dessa confraria com o intuito único de colaborar com ideias e pensamentos voltados às questões culturais que me fizeram permanecer nesse caminho que conheci aos 5 anos de idade, e o qual sigo defendendo.


_________________________________________________________________________

Aceitamos sugestões e críticas, através do e-mail disponível na descrição do blog! 

2 comentários:

  1. A confraria só se fortalece com sua colaboração e conhecimento, Parabéns Dielen seja bem vinda Renata.

    ResponderExcluir
  2. Grata, estou bastante animada com esse espaço!

    ResponderExcluir