sábado, 14 de julho de 2018

Resgatando a diversão da piazada


Ainda sobre as obras que surgiram de pesquisas de campo para as Cirandas e Entreveros, hoje trago mais uma edição da Bastos Produções, um trabalho pensado com muito carinho, criativo e de extrema importância, para que as novas gerações tenham conhecimento das brincadeiras folclóricas, que fizeram parte da infância de nossos pais e avós.
Nessa edição, podem ser observadas algumas peculiaridades que variam de uma região para outra, as diferenças em relação à economia local e as condições sociais, mas que não foram fatores para diminuir a ludicidade e a vivacidade das crianças.
Além do livro ser uma forma de eternizar esse resgate, essas pesquisas foram uma maneira de fazer com que estes piás, e seus respectivos auxiliares, tivessem contato com diversas famílias, relembrando memórias da infância das pessoas e oportunizando ainda, a transmissão de conhecimento.
A autoria é do Saullo, do Gustavo e do Rafael, ambos Piás do Rio Grande do Sul, na gestão anterior.
Saullo Guilherme dos Santos Dutra é natural de Pinheiro Machado, representa o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas Lila Alves e foi Piá do  Rio Grande do Sul, na gestão 2017/2018.
Gustavo de Souza Moreira é natural de Porto Alegre, representa o Centro de Tradições Gaúchas Mata Nativa e foi 2º Piá do Rio Grande do Sul, na gestão 2017/2018.
Rafael Pereira da Costa é natural de Alegrete, representa o Departamento de Tradições Gaúchas Juventude e foi 3º Piá do Rio Grande do Sul, na gestão 2017/2018.
Em tempos de globalização e alto poder da tecnologia, é impossível não valorizar um trabalho como esse. Uma forma de resgate do patrimônio cultural, folclórico e lúdico, essencial para as nossas crianças, nos dias atuais.


Os exemplares podem ser adquiridos com os próprios Piás e suas respectivas famílias. Não deixem de conferir!

Julia (mãe do Saullo) - (53) 9 9961 55 88
Silvane (mãe do Gustavo) - (51) 9 9981 6610
Marzi (mãe do Rafael) - (55) 9 9926 1018

Um comentário: